Teorias a Lamentar

Os números do campeão


Para começar esta semana dedicada ao bicampeão português, recordamos alguns dados estatísticos do FC Porto que ajudam a explicar o título conquistado.

O dragão entrou a todo o gás no campeonato, somando por vitórias as quatro jornadas iniciais. Na liderança desde a segunda ronda, os azuis e brancos tiveram a primeira derrota em Braga (2-1), na 5.ª jornada, voltando a perder pontos duas semanas depois, desta feita com o Sporting, em Alvalade (1-1). Seguiu-se a melhor série da época, com oito triunfos consecutivos até ao final da primeira volta, durante a qual o FC Porto somou 13 vitórias, uma derrota e um empate, num total de 40 pontos.

A segunda metade do campeonato começou da pior maneira. A equipa sofreu duas derrotas seguidas (em Leiria, por 1-0; e no Dragão, com o Estrela da Amadora, por 0-1). Seguiram-se quatro triunfos até nova derrota, novamente na condição de visitado, desta feita com o rival Sporting (0-1), desfecho que aqueceu a luta pelo título. Que mais quente ficou com o empate, na jornada seguinte, com o Benfica, na Luz (1-1). Os azuis e brancos perderam cinco pontos nos clássicos mas preservaram o estatuto de líder.

As jornadas 24, 25 e 26 foram de sucesso, interrompido por derrota com o rival Boavista, no Bessa (2-1). Na semana seguinte deu-se a recepção ao Nacional (vitória por 2-0), que antecedeu a difícil deslocação ao reduto do Paços de Ferreira, na 29.ª e penúltima jornada. Resultado final: 1-1.

Contas feitas, o FC Porto somou nove vitórias, quatro derrotas e dois empates (29 pontos) na segunda volta, campanha mais irregular da que havia conseguido na primeira metade da época.

A jogar no Dragão, o FC Porto somou 13 vitórias e duas derrotas, com 38 golos marcados e nove sofridos. Longe do seu reduto, o campeão averbou nove vitórias, três empates e três derrotas (27 golos marcados e 11 sofridos). No total, o FC Porto fechou a época com 22 vitórias, três empates e cinco derrotas, 65 golos marcados e 20 sofridos.

Desilusão na Taça

Na Taça de Portugal, o FC Porto foi precoce e surpreendentemente afastado pelo Atlético. Derrota por 0-1, em pleno Estádio Dragão, ditou o adeus na quarta eliminatória da prova rainha do futebol português.

Chelsea terminou sonho europeu

O FC Porto integrou o grupo G da Liga dos Campeões, terminando-o na segunda posição com os mesmos onze pontos do Arsenal. CSKA Moscovo e Hamburgo eram os outros adversários no agrupamento.
Nos oitavos-de-final deu-se o embate com o Chelsea, de José Mourinho. Empate a uma bola no Dragão e derrota em Londres, por 2-1, determinaram o afastamento das competições europeias.

Teorias a Lamentar - As únicas teorias melhores que as teorias do Fiúza... E as únicas teorias escritas com muita tranquilidade... E que não precisam de criar nenhum comité para resolver os seus problemas...